Conheça as Vantagens do Google Meu Negócio Para sua Empresa

Muito provavelmente, você já ouviu falar sobre o Google Meu Negócio. E meu amigo, se você é empreendedor e ainda não ouviu, está perdendo dinheiro! Bom, o Google Meu Negócio é uma ferramenta da Google criada em 2016 com o intuito de impulsionar a visibilidade online de um negócio ou empreendimento. Vale ressaltar que desde que foi criado, a ferramenta proporciona inúmeras vantagens e benefícios aos seus usuários. Pensando nisso, o artigo de hoje é exatamente para demonstrar quais são as vantagens do Google Meu Negócio para a sua empresa.

Mas antes, vamos entender o que é a plataforma e como funciona. Basicamente, o Google Meu Negócio se trata de uma ferramenta em que constam informações importantes sobre a empresa, como telefone, endereço, localização e horário de funcionamento. Logo, quando o nome da sua empresa ou ramo de atuação é pesquisado no buscador, esses dados são mostrados conforme sua relevância para a busca. Proporcionando assim, inúmeras vantagens e benefícios para o seu negócio.

Entretanto, você sabe quais são as vantagens do Google Meu Negócio para a sua empresa? Sabe como de fato o Google Meu Negócio é capaz de dar esse up na sua publicidade? Sabe quais são os fatores que conduzem o seu negócio até o ponto de ter um aumento de procura? Ou ainda, sabe o que fazer para ajudar o Google Meu Negócio a converter esse impulso em vendas? Bem, se a sua resposta foi não para uma ou mais dessas perguntas, você está no lugar certo!

Afinal de contas, ao longo deste artigo vamos desvendar quais são as reais vantagens que ele pode proporcionar para a sua empresa e seus clientes em seu dia a dia. Bora conferir?

Vantagens e benefícios do Google Meu Negócio para o proprietário

De maneira geral, administrar um negócio, seja ele virtual ou físico, com produtos ou serviços, é um trabalho que exige bastante do empreendedor. Igualmente exigente é a tarefa de fazer com que ele seja visível e popular. Pensando nisso, o Google bolou algumas formas de facilitar a empreitada, que é lidar com o marketing e assim chegou nas seguintes funcionalidades do Google Meu Negócio:

  • Gerenciamento de informações: o Google Meu Negócio dispõe de muitos campos passíveis de preenchimento. Além disso, a interface é bastante intuitiva, fazendo com que, caso surja alguma dúvida durante a alimentação dos campos, além de mínima, seja facilmente e prontamente sanada.
  • Possibilidade de comunicação com os cliente: com a opção de avaliação, o que hoje em dia é uma atividade com bastante adesão do público, o Google Meu Negócio acaba trazendo mais interação entre empresa e usuário. Na verdade, esse espaço para que o cliente se manifeste, engaja o interesse não somente de quem já é fidelizado como também aumenta a chance de fidelizar quem está chegando em busca de referências do estabelecimento.
  • Publicidade simples e efetiva: por sua vez, a disponibilidade de informações com um único clique, um toque no celular, ultrapassa fortemente qualquer tipo de publicidade impressa, por exemplo. Deste modo, o usuário consegue localizar o que procura a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Isso favorece muito o planejamento do proprietário, que não precisa buscar tantas maneiras de alcançar seu público-alvo.

Agora que já entendemos quais são os benefícios e vantagens do Google Meu Negócio para a sua empresa, vamos descobrir que vantagens a ferramenta oferece ao usuário. E sim, é igualmente importante, já que quanto mais felizes com a ferramenta, maior será o número de adeptos e usuários. Ou seja, mais clientes para o seu negócio.

Vantagens para o usuário

Basicamente, a adesão e permanência da empresa no Google Meu Negócio facilita muito a vida do negociante. Como se não bastasse, a vida do buscador também fica muito melhor. Isso porque, ter toda a informação ali, ao alcance da mão, economiza muito tempo e dá ao usuário maior poder de decisão. Confira a seguir, algumas das vantagens do Google Meu Negócio para os usuários:

  • Acesso a opções certeiras: sem muito esforço, o usuário/cliente acessa uma lista de opções muito precisas do que ele realmente deseja. Desta forma, a localização e a relevância do que se procura tornam a decisão muito mais veloz e certeira.
  • Facilidade na comunicação com as empresas: outra entre as vantagens do Google Meu Negócio para os usuários está justamente relacionada com as alternativas de contato, bem como com a possibilidade e diversas opções de avaliar quem lhes presta o serviço. Vale destacar que esse espaço é muito valorizado, especialmente pelos novos clientes que acabam por levar em conta opiniões anteriores para tomar suas decisões.
  • Facilidade em encontrar a empresa: já com o acesso ao endereço via Maps, o cliente tem acesso a uma rota perfeitamente traçada do local onde ele se encontra até o local onde deseja ir. O que sem dúvidas é uma ótima vantagem tanto para quem busca, quanto para quem se é buscado. Além disso, a busca pode ser feita tanto pelo ramo de atuação ou nicho desejado, quanto pela localização ou estabelecimento de preferência.

Como vimos, há grandes vantagens do Google Meu Negócio também para os usuários que também acabam se tornando vantagens para a sua empresa. Entretanto, mais uma vez é importante destacarmos a importância de ter o cadastro sempre atualizado. Para saber mais a respeito, clique aqui e confira o artigo Lucre mais com o Google Meu Negócio e saiba como isso é possível!

Como garantir o usufruto das vantagens do Google Meu Negócio?

Sabendo o tanto de benefícios e vantagens que a ferramenta traz consigo, seria falta de inteligência não aderir a ela. Porém, é importante salientar que, para que tudo funcione de forma muito harmônica e eficiente, existe um ponto chave. Para o usuário buscar por você e de fato te encontrar, bem como conseguir seu contato, localizar seu estabelecimento e fechar negócio, suas informações precisam ser completamente perfeitas e condizentes com a realidade atual.

Neste contexto, de nada adianta ter um cadastro se este não estiver atualizado. Ou ainda bem otimizado. Sim, a otimização faz toda a diferença, perfis bem otimizados costumam ganhar bastante relevância na plataforma e ficar entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Entenda: não basta estar presente, é preciso ter destaque

Para que você compreenda a importância, considere a seguinte situação hipotética: Imagine-se como um consumidor buscando por uma confeitaria em uma cidade onde está fazendo turismo. Enquanto você está no hotel, você abre seu navegador e busca por “confeitaria”. Nesse caso, o Google irá mostrar uma lista de confeitarias localizadas perto de você com uma relevância considerável (boas avaliações). Você seleciona uma e vai até o endereço que o Maps indica. Nessa situação, duas são as variações de resultado:

 

  1. O endereço está correto: você chega, converte a busca em venda e a finalidade do Google Meu Negócio foi alcançada. Nessa alternativa de resultado, cliente e empresário saem satisfeitos e beneficiados.
  1. O endereço não está correto: você chega e não localiza o empreendimento. Logo, não existe a conversão da busca em venda e ainda há a frustração. Essa, provavelmente, será uma experiência convertida em avaliação negativa. Uma avaliação negativa carrega consigo o descontentamento de um cliente, que induz o receio em outros. Consequentemente, o cliente continua sua busca e parte para o próximo empreendimento. Resultado? Você perdeu para a sua concorrência!

Vale ressaltar que o exemplo pode ser aplicado para qualquer que seja o seu negócio e ramo de atuação. Ou seja, não tem para onde correr!

Análise e conclusão

Considerando tal situação, é possível observar como o preenchimento correto e a atualização dos dados do negócio possuem importância. Na verdade, eu digo mais. Ter esses dados atualizados são a base de funcionamento de toda a ferramenta e é o que garantirá o seu retorno. Ou seja, de nada adianta informar apenas sobre os produtos e serviços que você oferece, se seu cliente em potencial não consegue de fato chegar até você.

Do mesmo modo, de nada adianta ter o endereço e contato atualizados, se o cliente não souber o que você de fato oferece. Além disso, uma boa otimização também se faz necessária, uma vez que quanto melhor otimizado, mais bem ranqueado o seu negócio estará e maior alcance terá e consequentemente, maiores serão as suas conversões e lucros!

Portanto, se você quer realmente usufruir de todas as vantagens do Google Meu Negócio, desprenda tempo na hora de fornecer as informações e atente-se para manter o cadastro sempre atualizado. Não tem tempo? Nós fazemos isso para você! Acesse o nosso site e confira como podemos te ajudar! Com um investimento ínfimo se comparado ao seu retorno, você terá maiores chances de o cliente escolher você e não o seu concorrente!

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